segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Ágar-ágar


Essa é a marca que eu uso, costumo comprar nas lojas de produtos orientais. 


Ágar-ágar: produto extraído de algas marinhas vermelhas. Comercializado na forma de pó, é utilizado na culinária vegetariana em substituição à gelatina animal em preparações diversas. 



O ágar sempre deve ser fervido com alguma quantidade de líquido até adquirir uma aparente viscosidade (cerca de 3 minutos, pois toda a mistura deve atingir 90ºC), ao contrário da gelatina que é apenas hidratada. Em compensação, a solidificação é muito mais rápida, ocorrendo em cerca de 20 minutos.







*12 g de gelatina em pó sem sabor ou 6 folhas de gelatina = 4 g de ágar em pó
*1 folha de gelatina = 1 colher de chá de gelatina em pó = 1 colher (chá) de ágar-ágar em flocos = 1/3 colher (chá) de ágar-ágar em pó
*1 colher (sopa) de ágar-ágar em flocos = 1 colher (chá) de ágar-ágar em pó
As medidas foram reunidas de acordo com informações encontradas em embalagens de ágar-ágar, experiências pessoais e referências sobre gelatina e ágar-ágar encontradas na internet.
As colheres consideradas são colheres-medida e não colheres de faqueiro.

Sobre a gelatina de origem animal

Gelatina é um derivado direto de carnes, obtido pela hidrólise parcial do colágeno, extraído geralmente da pele e dos ossos de certos animais, principalmente bois e porcos. Não se trata de um produto “sintético” ou “artificial”, como muitos acreditam.


A gelatina tipo A, ácida, é derivada da pele de porcos.

A gelatina tipo B, alcalina, é derivada da pele e ossos de bovinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário