quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Bolos irresistíveis


  • O bolo de fubá fica mais saboroso e fofinho se você substituir parte do leite por coalhada ou iogurte.
  • Preaqueça o forno e deixe a forma untada, mantenha a temperatura a 180ºC ou se  que a receita der outra indicação. 
  • Use os ingredientes na temperatura ambiente, como ovos, leite e manteiga.
  • As claras em neve devem ser batidas até que fiquem firme, misture delicadamente. Eu sempre bato as claras em neve primeiro,e reservo. Depois a massa em outra tigela. Assim não preciso lavar e secar as espátula da batedeira. Se for ao contrário, as espátulas tem que estar bem seca, e a tigela da batedeira também, porque a umidade impede das claras crescerem.
  • Para ficar mais macio faça furos no bolo e regue com guaraná ou leite ou calda de cravo, (1 xícara de açúcar, 1/2 de água e alguns cravos, ferva até engrossar um pouco)
  • Procure não abrir o forno antes de 15 minutos.Para não errar no corte, corte seu bolo com uma linha fininha, assim ele não quebra e as fatias permanecem inteirinhas.
  • Você poderá untar a forma com farinha ou aveia.

Comprinhas pela internet

Gosto de comprar cereais, grãos, temperos e algumas farinhas, no cerealista.
Sai mais em conta do que no mercado. 
Aliás... quatro vezes mais barato que no mercado, mesmo pagando frete.

Eu recomendo. www.armazemsantafilomena.com.br



Galette de Escarola com Aliche



Quase uma pizza só que não. A massa crocante e integral, o recheio de sua preferência.

Massa:
3 colher (sopa) de margarina light

1 1/2 xícara de  farinha Integral 
sal, orégano 
suco de 1/2 limão 
água gelada para dar ponto. 
1 colher (café) de linhaça 
 colher (café) de açafrão
1/2 xícara de farelo de aveia. 

Modo de fazer:
Amasse tudo abra com o rolo. 
Coloque o recheio por cima e coloque as beiradas da massa sobre o recheio.
Pincele gema e leve pra assar. 

O meu recheio. 
escarola refogada, aperte e deixe escorrer no escorredor para sair todo o líquido. 
Pique o Aliche, cebolas em lâminas finas, e tomate cerejas.

Regue um pouco de azeite. Asse em forno pré aquecido.

Aproveitando as Sobras

Laranja: Não jogue fora as cascas. Corte-as em tirinhas ou rale e guarde em pote com mel. Assim que o mel cristalizar, use 1 colher (café) em bolos e sobremesas. Ou dê uma tostadinha na frigideira antiaderente e use como essência em seus doces.

Abóbora: Suas sementes podem virar em aperitivos. Leve-as ao forno em uma assadeira até tostarem mexendo de vez em quando. Tempere com sal  e sirva.

Agrião: Os talos do agrião são ricos em ferro, vitaminas A e do complexo B e C. Depois de limpas, corte-as em pedacinhos e congele no freezer, use quando for necessário. Pode ser usado nos bolinhos, sopas, e até mesmo na hora de refogar o arroz.

Aipo: Suas folhas servem como tempero em sopas, assados ou refogados. Também pode ser congelado depois de limpas 


Beterraba: 
Lave bem as folhas e corte-as em tiras finas e refogue-as com alho e cebola e sal. É um delícia, fica muito parecido com o espinafre. Elas são ricas em sais mineiras, como o ferro e o cálcio, além de vitaminas A, C e do complexo B. Há também um composto chamado carotenóide, pigmento natural que ajuda na proteção dos olhos contra o envelhecimento. Ao consumir as folhas de beterraba, o organismo pode se defender da anemia, e funcionar como laxante e diurético.
 

Espinafre: Aproveite os talos, ricos em ferro, cálcio e fósforo, em omeletes e bolinhos. É só lavar e acrescentar em suas receitas.

Maçã: Devemos aproveitar as cascas para uma geléia ou chá. Você também pode misturar na massa do bolo, e bater no liquidificado. 
A maçã contém fibras solúveis que reduz o colesterol, pois retardam sua absorção no trato digestivo assim o risco de doenças cardiovasculares e aterosclerose é reduzido. Evita coágulos sanguíneo.  


Abacaxi: Lave sua casca com uma escovinha antes de descascar a fruta. Corte as cascas leve-as para ferver, pode ser acrescentado umas fatias de gengibre (opcional) ferva por 5 minutos deixe tampado por mais uns 10 minutos, coe e sirva. Geralmente eu não adoço, se quiser adoçar de preferência a Estévia, que é mais natural.

Coloquei duas fotinhos no item Beterraba e na Maçã, é porque eu adoro amo de paixão os dois e quero fazer uma matéria falando todos os seus benefícios. Vocês nem imagina tanta coisa boa que eles possuem.











A vida sabe o que faz

A vida sabe o que faz

                                               

Minha opinião:
Eu ganhei este livro do meu filho, adorei, os livros da Zíbia Gasparetto, a gente começa a ler e não vê a hora de terminar, sem se dar conta do tempo das coisas ao seu redor. 

Descrição
Isabel já pretendia se casar com Gilberto quando foi surpreendida: Carlos, seu ex-noivo, que foi lutar na Itália e dado como morto, voltou depois de cinco anos, cheio de amor cobrando o compromisso. Mas Isabel não quis. Carlos sofreu e se revoltou, contudo não desistiu. Inconformado com a nova realidade, utilizou a raiva para recuperar todos os anos que a guerra havia roubado de sua juventude. No decorrer desta história apaixonante, passada entre Brasil e Itália, logo após a segunda guerra mundial, descobrimos que, dependendo das atitudes de cada um tudo pode mudar, mas sempre, em todos os casos, a sabedoria da vida prevalece, sempre nos trazendo o melhor.

320 páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2016

 
 Porta guardanapos 



Porta Talher

Estava inspirada, com vontade de fazer arte e precisando de um porta talher, fiz caprichei, mas agora não tenho nem a onde guardar. Affff. 



segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Bolo Integral



Bolo Integral
Ingredientes
3 ovos
2 1/2 xícara de leite
2 colheres (sopa) de leite
100 gr de coco ralado
1/2 xícara de mel
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de linhaça
1 1/2 xícara de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de óleo de canola
1 xícara de farinha de trigo
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 colhere (sopa) de farelo de trigo
1 xícara de aveia
1 colheres (sopa) de fermento
Margarina e farinha de trigo para untar.

Modo de preparo

No liquidificador bata os ovos, o leite, o coco ralado, o mel, a linhaça, o açúcar mascavo e o óleo até ficar homogêneo.

Transfira para uma tigela, acrescente as farinhas, o farelo de trigo, a aveia e misture bem.

Adicione o fermento, mexa e despeje em uma fôrma de buraco no meio de 26 cm de diâmetro untada e enfarinhada.

Leve ao forno médio preaquecido, por 35 minutos ou até enfiar o palito, ele saia limpo. Retire do forno deixe esfriar, desenforme e sirva.

Se desejar sirva com mel.